Luto no Forró: Falece Didi dos Brasas, Sanfoneiro e Fundador do Brasas do Forró

DIDI-DO-ACORDEON.jpg

Didi dos Brasas morreu aos 66 anos na noite de terça-feira. Ele foi o fundador do grupo Brasas do Forró, de Fortaleza (CE) Didi dos Brasas / Reprodução Facebook.

Na noite de terça-feira (27), o mundo do forró perdeu uma de suas figuras icônicas. Antônio Ivanildo Façanha Moreira, mais conhecido como Didi dos Brasas, sanfoneiro e fundador do grupo Brasas do Forró, faleceu aos 66 anos. A notícia foi divulgada através de postagens nas redes sociais da banda e do próprio músico, deixando os fãs, amigos e admiradores consternados.

Em um comunicado emocionante, a banda Brasas do Forró informou: “É com imensa tristeza que viemos comunicar a todos os fãs, amigos e admiradores da banda Brasas do Forró o falecimento do nosso saudoso e eterno Didi, ocorrido na data de hoje. Ele que foi o criador e precursor deste projeto que todos vêm acompanhando, aqui fica eternizado o nosso ‘Puxa o fole Didi'”.

O grupo também expressou gratidão pelo carinho recebido durante as apresentações da turnê de São João e anunciou o cancelamento dos shows remanescentes, que estavam marcados para ocorrer entre 27 de junho e 2 de julho. “Aqui ficam nossas condolências em nome de toda a família Brasas do Forró”, concluiu o comunicado.

Um dos filhos de Didi, Ivanildo Tavares, revelou que o músico enfrentava complicações de saúde há algum tempo. “Ele teve umas complicações, um choque séptico. Ele vinha tratando algumas doenças. Evidentemente, teve de se internar por conta das complicações”, explicou Ivanildo.

Antônio Ivanildo Façanha Moreira, que fundou a banda Só Cinco em 1982, foi um dos pioneiros em misturar forró com vaneirão, ritmo popular do Rio Grande do Sul. Na década seguinte, o grupo passou a se chamar Brasas do Forró. Embora estivesse afastado dos palcos nos últimos anos, Didi dos Brasas continuava como líder da banda.

O velório do sanfoneiro teve início ainda na noite de terça-feira, às 23h30min, na sede do grupo em Fortaleza, capital do estado do Ceará. Didi dos Brasas deixa quatro filhos, dois dos quais estão envolvidos na gestão da banda. A morte do renomado sanfoneiro representa uma grande perda para a música nordestina e deixa uma lacuna difícil de ser preenchida. Seu legado como fundador do Brasas do Forró e sua contribuição para a cena musical brasileira serão sempre lembrados e apreciados pelos fãs e admiradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

scroll to top