Na manhã deste sábado (19), Fortaleza e diversas cidades da região metropolitana do Ceará foram surpreendidas por um novo apagão, afetando também alguns bairros em municípios vizinhos. A Eletrobrás informou que a interrupção de energia ocorreu por volta das 4h28 e teve origem em um defeito na subestação Pici II, localizada em um setor compartilhado entre a Eletrobrás Chesf e a distribuidora Enel Ceará. O problema, que se deu no setor de 69kV, sob responsabilidade da Enel Ceará, foi responsável pelo desligamento.
De acordo com a Enel, a restauração do fornecimento de energia foi realizada de forma gradativa e concluída por volta das 5h57, pouco mais de uma hora após o apagão ter ocorrido. A empresa ressalta que está trabalhando em parceria com a Eletrobrás Chesf para entender a dinâmica dos eventos que levaram ao incidente.
A ocorrência evidencia a importância da colaboração entre as empresas envolvidas no fornecimento de energia elétrica para manter a estabilidade e a confiabilidade do sistema. A Enel Ceará e a Eletrobrás Chesf reforçam seu compromisso em investigar a situação e garantir medidas que evitem futuros transtornos à população.
Fonte: Revista Ceará.