Nesta última quinta-feira (20/07), os vereadores Giovani Alves, Marcos do Aldenor, Filho da Forquilha, Aldir Carmo, Abidias do Ó e Ulisses da Civil protagonizaram uma votação decisiva na Câmara Municipal de Senador Pompeu, aprovando o pedido do prefeito Maurício Pinheiro para contrair um empréstimo de R$ 10 milhões para o município. Entretanto, a iniciativa não foi bem recebida pela população e a oposição, pois o empréstimo endividará o município pelos próximos 10 anos.
O projeto do prefeito Maurício Pinheiro visa a obtenção de recursos para investir em melhorias no município, como a construção de praças. No entanto, a medida tem levantado preocupações entre analistas e membros da oposição, que enxergam a possibilidade do empréstimo se tornar uma armadilha de endividamento para a cidade, dada a pequena dimensão do município e os limitados investimentos disponíveis.
Luizinho do Inharé, opositor político de Maurício Pinheiro, revelou o conteúdo do projeto de empréstimo, alegando que a iniciativa poderia trazer mais malefícios do que benefícios para o futuro da cidade. O prazo de 10 anos para pagamento é uma das principais preocupações, já que há o temor de que o atual prefeito deixe o “abacaxi” para o próximo gestor, visto que durante seu mandato não teria tempo suficiente para efetuar o pagamento da primeira parcela.
A polêmica na votação aumentou com a postura do vereador Ulisses da Civil, filiado ao PT, que votou a favor do empréstimo, contrariando a orientação do seu partido. Essa não é a primeira vez que o parlamentar descumpre uma orientação partidária, levando a direção municipal do PT a considerar a possibilidade de sua expulsão, por infidelidade partidária.
A decisão tomada pelos vereadores e o posicionamento do prefeito têm gerado debates acalorados na cidade. Enquanto os defensores do projeto enxergam a oportunidade de desenvolvimento por meio das obras que serão financiadas, os opositores temem os riscos de endividamento excessivo e os impactos que isso poderia causar na economia local.
É essencial que os interesses da população sejam levados em conta nesse momento delicado, e que as decisões tomadas visem verdadeiramente o bem-estar e o progresso sustentável de Senador Pompeu. Cabe agora à sociedade acompanhar de perto o desenrolar dessa situação e estar atenta às ações dos seus representantes políticos.