O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas em praticamente toda a Região Nordeste do Brasil, a partir da próxima terça-feira (16) até pelo menos sexta-feira (19).
Condições atmosféricas, como a circulação em vários níveis, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, ao sul da Bahia, favorecerão a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de chuvas intensas, especialmente no sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão, e no Piauí.
A influência da variabilidade intrasazonal, como a Oscilação de Madden-Jullian (OMJ), também contribuirá para o aumento da umidade, nebulosidade e chuvas na região Nordeste. A partir de terça-feira, a chuva começará no sul da Bahia, estendendo-se para o interior do Nordeste, afetando quase toda a região, com picos de intensidade na madrugada.
O período mais chuvoso deve persistir até sexta-feira, podendo superar 100 milímetros em 24 horas em áreas específicas, especialmente no litoral sul da Bahia. É recomendado acompanhar diariamente os avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet, devido às atualizações constantes dos modelos numéricos de previsão do tempo.