No sul da Índia, o estado de Kerala implementou medidas de isolamento para conter a propagação do vírus Nipah

No-sul-da-India-o-estado-de-Kerala-implementou-medidas-de-isolamento-para-conter-a-propagacao-do-virus-Nipah-scaled.jpg

Foto: Reprodução.

No sul da Índia, o estado de Kerala tomou a decisão de implementar um lockdown como medida preventiva após a identificação de um surto do vírus Nipah. Este vírus, conhecido por sua alta letalidade e potencial pandêmico, levou ao fechamento de escolas, escritórios e à suspensão dos serviços de transporte público na região. Além disso, equipes médicas locais estão atualmente em quarentena como precaução. Tragicamente, até o momento, o surto já resultou na morte de duas pessoas.

O ministro-chefe do estado de Kerala, Pinarayl Vijavan, fez um apelo à população, solicitando cautela e a adesão rigorosa aos protocolos de segurança estabelecidos pelo departamento de saúde. O vírus Nipah, um Henipavirus, é transmitido principalmente de morcegos para humanos e outros animais. Descoberto em 1999, ele possui uma taxa de mortalidade estimada entre 70% e 75%.

Este vírus tem origem em morcegos e geralmente infecta seres humanos por meio de porcos. Casos de Nipah já foram registrados na Malásia, onde o vírus foi inicialmente identificado, e desde então se espalhou por Índia, Bangladesh, Nepal, Camboja e outros países. A transmissão do vírus também pode ocorrer através da exposição a produtos alimentícios contaminados por animais infectados com o Nipah, como frutas que entraram em contato com saliva ou urina de morcegos contaminados.

Além disso, casos de infecção foram relatados entre pessoas que interagiram com árvores onde os morcegos costumam se abrigar, reforçando a importância de medidas de precaução e educação pública sobre esse vírus mortal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

scroll to top