Representantes dos profissionais de enfermagem se reuniram neste, 29/06/2023, em uma importante discussão com a Secretaria de Saúde de Quixeramobim, representantes da Atenção Primária em Saúde e o Instituto de Gestão e Humanização (IGHS), visando uma melhor organização da greve que está em andamento.
Durante o encontro, foram estabelecidos diversos acordos com o intuito de garantir o bom andamento da greve e a defesa dos direitos dos profissionais da área da enfermagem. O primeiro ponto acordado foi de que a Secretaria de Saúde e a gestão do município apoiam o movimento grevista e se comprometem a respeitá-lo.
Ficou decidido também que serão elaboradas listas de adesão ao movimento nas instituições, como a Atenção Primária em Saúde, o Hospital Regional Dr. Pontes Neto e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Essas listas serão utilizadas para a formação da escala de greve, que será debatida em uma reunião entre a comissão de greve e os representantes das instituições na segunda-feira, dia 03/07.
Após a elaboração da escala de greve, os serviços de saúde irão aderir a ela, garantindo que os profissionais que participarão do movimento sejam organizados e escalados adequadamente.
Vale ressaltar que, nos dias 30/06, 01/07, 02/07 e 03/07, as escalas de trabalho serão cumpridas normalmente, de modo a evitar prejuízos à população.
Para conscientizar e engajar mais profissionais na greve, está prevista para hoje, dia 30/06, uma panfletagem que partirá do Sindicato dos Trabalhadores de Quixeramobim às 09 horas. Essa ação visa informar e mobilizar aqueles que desejam se unir ao movimento em defesa de melhores condições de trabalho e valorização da enfermagem.
A greve dos profissionais de enfermagem é uma manifestação legítima e necessária, buscando não apenas melhores condições de trabalho, mas também uma maior valorização desses profissionais tão fundamentais para o sistema de saúde.
A expectativa é de que as negociações e a adesão ao movimento sejam bem-sucedidas, garantindo avanços significativos na valorização e no reconhecimento desses profissionais em Quixeramobim.