Vários estados do país e o Distrito Federal enfrentam um apagão que afetou mais de 18 estados e o Distrito Federal, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ocorreu uma interrupção de 16 mil megawatts na rede do Sistema Interligado Nacional (SIN) nessas regiões, impactando também o Sudeste devido à interligação.
As causas estão sob investigação e os esforços para a recuperação já estão em andamento. O Ministério de Minas e Energia (MME) está ciente e trabalhando para resolver o problema rapidamente, com o ministro Alexandre Silveira supervisionando o processo.
O apagão causou interrupções, como a perda de internet, elevadores parados com pessoas dentro e problemas no trânsito e transporte público devido a semáforos desligados e metrôs vazios.
A situação se iniciou por volta das 8h20, afetando além do Distrito Federal, estados como Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba e Tocantins.
Diversos serviços ficaram comprometidos, a sessão da Câmara dos vereadores de Senador Pompeu aconteceu de forma improvisada como na foto, um projeto foi votado e logo em seguida foi encerrada.