“Nunca vi mercado tão sensível como o nosso”, diz Lula…

Lula-Transicao-CCBB-Apoiadores-22-848x477-1.jpg

Presidente eleito Lula da Silva saindo do CCBB após o primeiro dia de trabalho com a equipe de transição de governo | Sérgio Lima.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta 5ª feira (10 nov 2022) que o mercado financeiro brasileiro é “sensível” e ficou “nervoso à toa”. Depois do anúncio de novos integrantes da equipe de transição e declarações do petista sobre a regra do teto de gastos, o dólar subiu em relação ao real e a bolsa de valores brasileira registrou queda.

“O mercado fica nervoso à toa. Eu nunca vi um mercado tão sensível como o nosso. É engraçado que esse mercado não ficou tão nervoso nos 4 anos do Bolsonaro”.

Disse Lula na saída do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em Brasília, sede do governo de transição.

O petista parou para falar com apoiadores no local e deu declarações para jornalistas. Nesta 5ª feira, Lula questionou a regra do teto de gastos e criticou o que chamou de busca pela responsabilidade fiscal às custas dos mais pobres.

“Por que as pessoas são obrigadas a sofrer para garantir a responsabilidade fiscal deste país? Por que falam toda hora que é preciso cortar gastos, fazer superavit, cumprir teto de gastos?”, disse.

Depois da declaração, o dólar disparou e fechou o dia perto de R$ 5,40, em uma alta de 4,09%. O Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), encerrou em queda de 3,35%, aos 109.775,46 pontos.

Na saída do CCBB, Lula também foi questionado sobre o andamento da PEC fura-teto, articulada para bancar o Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023. Ele afirmou que o texto está sendo negociado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e por Aloizio Mercadante, um dos coordenadores da transição.

Mais cedo nesta 5ª feira (10.nov), o presidente eleito havia dito que a proposta poderia ser apresentada ainda hoje. Lula também disse a apoiadores que o país precisa de “paz” e “tranquilidade”.

“O povo estava precisando de um pouco de paz, de um pouco de tranquilidade, e eu espero que a gente consiga reestabelecer isso no país”, afirmou.

O presidente eleito retornou para São Paulo na noite desta 5ª feira. Pela manhã, ele participou de encontro com congressistas da sua coligação e aliados, no CCBB.

Fonte: Poder360.

Foto: Poder360.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

scroll to top