Lula venceria no primeiro turno, aponta Datafolha

bolsonaro-vs-lula.jpg

Foto: Montagem

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira aponta que Lula (PT) venceria a eleição no primeiro turno no cenário atual, repetindo panorama da última pesquisa, em 26 de maio. O petista teria 53% dos votos válidos (eram 54%), contra 47% da soma dos adversários, sendo 32% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na pesquisa anterior, o panorama era de 54% a 46% na comparação entre Lula e a soma dos concorrentes. No recorte de votos válidos, só são consideradas as respostas de quem escolher um candidato.

Na modalidade espontânea da pesquisa, ou seja, quando o entrevistado cita sua intenção de voto sem ser apresentado à lista de candidatos, o petista mantém a dianteira, mas viu sua vantagem se reduzir levemente. O ex-presidente oscilou de 38% para 37%, enquanto Bolsonaro subiu de 22% para 25% – uma dos raros recortes da pesquisa desta quinta-feira em que houve variação fora da margem de erro.

O Datafolha ouviu, ontem e hoje, 2.556 eleitores em 181 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09088/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o índice de confiança é de 95%.

Se considerados todos os eleitores ouvidos no levantamento, o ex-presidente Lula mantém a liderança no primeiro turno da corrida à Presidência com 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece na segunda colocação com 28%. Em terceiro lugar aparece o ex-governador Ciro Gomes (PDT) com 8%, seguido pelo deputado federal André Janones (Avante) com 2%, e pela senadora Simone Tebet (MDB), com 1%. Confira o desempenho de todos os postulantes:

Lula (PT) 47%
Bolsonaro (PL) 28%
Ciro Gomes (PDT) 8%
Simone Tebet (MDB) 1%
André Janones (Avante) 2%
Pablo Marçal (PROS) 1%
Vera Lúcia (PSTU) 1%
Brancos e nulos 7%
Não sabe ou não respondeu 4%

(Com informações de O Globo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top